diHITT - Notícias Cheque Sustado: Um boicote às filas

Postagens populares

domingo, 1 de abril de 2012

Um boicote às filas



Num passado distante, mercadores fenícios chegavam com seus barcos aos portos estrangeiros e espalhavam as mercadorias ao longo dos cais, esperavam que as pessoas se aproximassem, vissem os produtos e dissessem o preço que estariam dispostas a pagar. Uma forma de começar uma longa negociação até finalmente, compradores e vendedores chegarem a um acordo.

Uma característica atual da humanidade é o louco anseio pelo encontro com o imaginário, com o sonho. Ao longo do mundo inteiro filas são feitas para o lançamento de produtos, mesmo que não o seja necessário; mesmo que eles ainda nem existam - culto e fé são características humanas. Alguns exemplos: (aqui) (aqui) (aqui) (aqui).

O cotidiano encontra-se totalmente emoldurado no fetichismo, com roupas, "marcas", carros, diplomas, celulares, viagens. O culto aos itens retira foco do problema. As decisões sobre o que é produzido e consumido não deveriam ser tomadas por banqueiros, multinacionais, donos de poços de petróleo e gerentes de supermercados, mas pela própria população. O custo final de um item muito além da mais valia possui a imagem e o imaginário.

A hora do planeta, desligar a luz, a torneira, são apenas ilusões. Mais eficiente seria termos uma campanha, uma ação, um boicote às filas. Uma fila, inicialmente, tem a sua origem no tratamento militar, na urgência de suprir a fome e a miséria em épocas de necessidade, guerras, diásporas. Na indústria foram inicialmente utilizadas no fordismo em, abatedouros.

A fila coloca a parte mais fraca a espera da boa vontade do produtor, faz a este ser necessário menos empregados, cria insatisfação no consumidor. O lucro sai ganhando. É com certeza uma derrota de 99% da população para o outro 1%.

Em uma sociedade aonde aquilo que é um "sonho" é vendido em comerciais de margarina e no merchandising de programas baratos, o óbvio é muito perigoso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Leia Mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...